terça-feira, 20 de março de 2012

Câncer de mama – a prevenção é o melhor caminho.

EDITORIA: CHÁ DE SAÚDE



Para iniciar nossa coluna Chá de Saúde, decidi escrever sobre um assunto que assusta a todas nós mulheres e que muitas vezes acabamos adiando o exame por medo. O Câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, pois a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), em 2012 a estimativa é de 52.680 novos casos.
            No Brasil, estudos mostram que 60% dos casos de câncer de mama têm diagnóstico tardio e 11.000 mulheres morrem por ano em decorrência da doença. Quem ainda se considera imune ao risco, dá pouca importância à mamografia e exame clínico das mamas, necessários para a detecção precoce do câncer. Além disso, o auto-exame das mamas pode ajudar, mas não exclui a necessidade de mamografia e exame clínico.
            As pesquisas mostram que a maior parte dos tumores é encontrada pelas próprias mulheres. Segundo os médicos quanto mais as mulheres fazerem o auto-exame regular, mais o câncer será constatado prematuramente. O Grupo Beltronense de Prevenção ao Câncer, Mão Amiga, dá algumas dicas para detectar o câncer de mama prematuramente:
-         Faça o auto-exame mensalmente;
-         Faça mamografias anuais a partir dos 40 anos;
-         Não ignore um nódulo ou mudança de aparência ou sensação no seio;
-         Lembre que o tumor cancerígeno é normalmente indolor.
            Se o nódulo do seio é cancerígeno, a decisão para tratamento é do paciente, seu cirurgião, e ou seu oncologista (especialista em câncer). Essas decisões são de acordo com o tipo e o tamanho do câncer.

            Queridas, eu espero ter tirado algumas dúvidas de vocês sobre o Câncer de Mama. Essa é a primeira de muitas matérias que serão feitas na coluna Chá de Saúde. Espero que gostem e fiquem atentas para as próximas matérias. Um beijo e até mais.

Créditos:
Texto: Aline Abati
Foto: Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário