quinta-feira, 8 de março de 2012

O Terno de cada Mulher!



EDITORIA: ELAS NO TERNINHO
Em épocas de festividades alusivas ao dia da mulher, comemorado no dia 08 de março, fala-se muito em mulheres de sucesso, empreendedoras, mulheres que superaram o tabu imposto pela sociedade, tabu esse que, por muito tempo, as limitou de exercer atividades que antes feitas apenas pelos homens.
            Porém, não podemos esquecer da mulher que luta diariamente, que não anda de "terninho", muito menos dirige carros de última geração, mas trabalha todo dia para tirar o sustento, que, na maioria dos casos, é para a família toda.


            Domingo, 04 de fevereiro de 2012, o município de Realeza promoveu uma festa em comemoração ao dia da mulher. Em torno de 1.500 mulheres se reuniram no bosque do seminário Nossa Senhora Aparecida  para comemorar com brincadeiras, músicas e assistir palestras voltadas à saúde e a rotina da mulher sudoestina.
            Nesse cenário, encontramos uma mulher que não estava lá para isso, entre uma conversa e outra até “pescava umas palavrinhas” da palestrante, ou soltava um ou outro sorriso do rosto marcado pelas linhas de expressão adquiridas com o tempo. Mas o que trouxe a dona Joceli Fidelizi para o evento de Realeza foi à mesma força de vontade que a motivou há 15 anos, fabricar tapetes de crochê.


            No início foi a saída que ela encontrou para se livrar de uma depressão. “Eu entrei em depressão e uma amiga me ensinou fazer. De lá pra cá eu só tenho trabalhado nisso” afirma a artesã, com um sorriso no rosto denunciando que a depressão ficou para trás. Hoje, o sustento da dona Joceli vem da comercialização dos produtos. É assim de casa em casa, ou, em feiras que ela busca o sustento para a família.
O capricho com que ela faz os tapetes, garante a qualidade que encontramos nas peças, qualidade essa que sai da criatividade e riqueza que só encontramos em uma verdadeira mulher, que do seu jeito, seja lá o qual for, não se entrega para as dificuldades cotidianas, e utiliza mesmo por conhecimento empírico, aquela recomendação para quem busca sucesso que diz: Faça das dificuldades uma oportunidade! Foi isso que a dona Joceli fez, e aqui representa tantas outras mulheres do Brasil, a grande mulher brasileira.


Créditos
Texto: Andre Lessei
Fotos: Andre Lessei

Um comentário:

  1. MANDE SUAS SUGESTÕES E HISTÓRIAS DE MULHERES QUE TAMBÉM SÃO EXEMPLO PARA A SOCIEDADE: jornalfitadeseda@gmail.com ESTAMOS AGUARDANDO! :)

    ResponderExcluir